FAS capacita profissionais que atuam no servio de convivncia para crianas

A Fundação de Ação Social (FAS) está promovendo uma capacitação para técnicos e educadores sociais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em organizações da sociedade civil para fortalecer o atendimento a crianças de 0 a 6 anos no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Divididos em quatro grupos, esses profissionais participarão de uma série de cinco encontros quinzenais. A iniciativa visa capacitar os participantes para lidar com as especificidades da primeira infância, um período crítico em termos de vulnerabilidade e risco social.

Conduzida pela empresa Eficaz, vencedora do processo licitatório, a capacitação é financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba). Durante o treinamento, os participantes recebem informações sobre as características e demandas das crianças nessa faixa etária, com o intuito de fortalecer sua capacidade de atendimento.

““Queremos subsidiar esses profissionais para que voltem para suas áreas ainda mais motivados para atender esse público e suas famílias no fortalecimento de vínculos entre a criança e seu cuidador”, explicou a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da FAS, Gislane Moreira.

O atendimento às crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social é uma estratégia essencial do município, alinhada com três planos municipais e com o Marco Legal da Primeira Infância. O SCFV, inserido na Proteção Social Básica, complementa o suporte oferecido às famílias em dificuldade, proporcionando atividades como brincadeiras, artes, contação de histórias e música.

Atualmente, o serviço é oferecido em dez Cras em Curitiba, um em cada regional da cidade. Além disso, a FAS planeja estender a capacitação para profissionais que trabalham com o SCFV para crianças e jovens de 7 a 17 anos no segundo semestre deste ano.

Popular

Empreendedorismo sem fronteiras; A trajetória de Josely Diaz com a JAN-PRO no Brasil

Em um mundo onde as fronteiras econômicas e culturais...

Tapper Bee, un producto respetuoso con el medioambiente

Reducir o suprimir la contaminación que producen los plásticos...