Grupo de trabalho apresenta mais avanços nas políticas públicas de TEA

Grupo de trabalho apresenta mais avanços nas políticas públicas de TEA

Publicada em 22/03/2024 às 08:00

Nesta quarta-feira (20), foi realizada a primeira reunião do ano entre gestores municipais, técnicos e o Grupo de Trabalho TEA, composto por representantes de famílias atípicas. Em pauta, os avanços no desenvolvimento das políticas públicas intersetoriais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 1º trimestre de 2024, além das ações a serem realizadas nos próximos meses. Os trabalhos do grupo foram iniciados em março de 2023.

“Estamos completando um ano do grupo de trabalho e percebemos que, mesmo com muitos desafios a serem superados, também tivemos importantes em todas as áreas de atuação. Nós temos uma estratégia de inclusão baseada no caminho técnico e seguro”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Grupo de trabalho apresenta avanços nas políticas públicas de TEA no primeiro trimestre de 2024

As ações estão sendo desenvolvidas pelas Unidades de Gestão de Educação (UGE); Promoção de Saúde (UGPS); Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); Esporte e Lazer (UGEL), por meio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA); Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cultura (UGC) e Fundação TVTEC, além da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

A Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), além da promoção de capacitações para as equipes de Atenção Primária, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e CAPS Infantojuvenil, promoveu o curso de barbearia para famílias atípicas no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) em parceria com a Comissão de Pais, a UGDECT e o FUNSS. Em abril, está previsto um novo curso para famílias atípicas, dessa vez o de designer de sobrancelhas. Para o segundo trimestre de 2024, também começa a valer o novo convênio com a APAE, com aumento de 75% no número de vagas para tratamento.

Na Educação, além de formação específica para professores e equipes gestoras, foram criados grupos de apoio com atuação descentralizada nos territórios (6 duplas de psicólogos e assistentes sociais). Também foi elaborado um Guia Prático de Educação Inclusiva de Jundiaí, entregue às Unidades Escolares e pais/responsáveis no início do ano letivo, além de um Protocolo de Avaliação de Necessidade de Apoio Escolar.

Na Assistência Social, por meio do Programa Criança Feliz, estão sendo realizadas visitas domiciliares às famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade, além do acompanhamento de adultos com TEA em vulnerabilidade por meio do Centro Dia para a Pessoa com Deficiência. A partir de abril, será retomado um projeto piloto – Encontro com Famílias Atípicas – com acolhimento e escuta ativa de demandas.

Já a UGDECT e Fundação TVTEC realizaram diversas ações voltadas para o estímulo ao comportamento empreendedor, a criatividade e resgate da autoestima com enfoque em familiares, jovens e adultos com TEA, com participação no Galpão Criativo, que tem como pilares a geração de renda e o desenvolvimento pessoal. Também, em parceria com a Comissão de Pais, foi criado o projeto “Cuidar de quem Cuida”, com Rodas de Conversas e Atendimentos Individualizados em Psicologia, atendimento odontológico e ações de prevenção com palestras e assessoria jurídica.

Já a Unidade de Esporte e Lazer (UGEL) tem ampliação prevista de 25% no número de pessoas atendidas no PEAMA. A previsão de início dos atendimentos é no mês de junho. “Acho muito importante as reuniões de entrega com as unidades de gestão da Prefeitura, porque a Comissão de Pais consegue ter clareza das ações realizadas e daquelas que ainda precisam ser pactuadas e desempenhadas. Entendemos que ainda há muito a se fazer, mas também houve avanços importantes. O papel da Comissão de Pais é importante nessa dinâmica porque recebemos a demanda da comunidade TEA e seus cuidadores e apresentamos para a Prefeitura de Jundiaí, para que essa construção seja feita”, disse uma das integrantes do Grupo de Trabalho TEA, Eliana Ferreira.

Reunião com Comissão foi realizada nesta quarta (20)

Assessoria de ImprensaFotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/22/grupo-de-trabalho-apresenta-mais-avancos-nas-politicas-publicas-de-tea/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original

Popular

Empreendedorismo sem fronteiras; A trajetória de Josely Diaz com a JAN-PRO no Brasil

Em um mundo onde as fronteiras econômicas e culturais...

Tapper Bee, un producto respetuoso con el medioambiente

Reducir o suprimir la contaminación que producen los plásticos...